Telefone MapaComo Chegar Menu

Jonfra

Projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas


Projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas

O que é uma usina?

Uma usina hidrelétrica é basicamente um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através do potencial hidráulico existente num rio. Os projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas da Jonfra são eficazes e garantem os melhores resultados para a sua UHE.

Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade. Por isso é importante escolher os melhores projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas.

A primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX. Já no Brasil, a primeira foi construída no reinado de D. Pedro II, no município de Diamantina, utilizando as águas do Ribeirão do Inferno.

É de extrema importância ao formar os projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas executá-los de modo harmonioso, operando em conjunto com o resto do sistema. As novas tecnologias permitem a obtenção de maior eficiência no sistema.

O que é cada elemento usado nos projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas?

  • Barragem: é uma estrutura construída no leito de um rio, permitindo acumular água, possibilitando a formação de um lago ou reservatório.
  • Casa de Força: local de onde se opera a usina. Neste local são instalados os geradores, as turbinas e equipamentos auxiliares.
  • Vertedouro: nos períodos de cheias, possibilita o controle do nível da água do lago.
  • Tomada d’água: responsável pela captação da água para fazer girar a turbina.
  • Conduto Forçado: é a tubulação que conduz água, sob pressão, para as turbinas.
  • Canal de Fuga: local de saída da água após movimentar as turbinas.
  • Subestação Elevadora: instalações onde se recebe a energia elétrica gerada pela usina.

Os projetos para automação de equipamentos de hidrelétricas

Os projetos contam com a supervisão de profissionais especialistas no assunto, assim garantem que os elementos cruciais como a vazão, capacidade, tipo de turbina empregada, localização, tipo de barragem e reservatório sejam construídos de acordos com as normas ABNT e garanta o seu lucro.

Galeria