Telefone MapaComo Chegar Menu

Jonfra

Manutenção de ponte rolante


Manutenção de ponte rolante

Mantenha seu padrão de qualidade com uma manutenção de ponte rolante regular

A melhor dica para manter os equipamentos de uma indústria sempre em perfeito estado de funcionamento, sem cair o nível de produção, é realizar revisões periódicas.

Por isso a manutenção de ponte rolante é algo imprescindível tanto para a segurança dos técnicos operadores e demais funcionários que trabalham no mesmo ambiente, como também para a conservação do próprio aparelho de elevação.

Ao elaborar um planejamento de manutenção de ponte rolante, é provável que haja grande economia evitando gastos com prejuízos que viriam a acontecer caso determinados problemas não fossem previamente identificados. A Jonfra possui vasto conhecimento em serviços com ponte rolante automatizada, o que diminui os esforços de uma ponte manual e ainda torna mais precisa a análise do funcionamento operacional.

Qual o melhor tipo de manutenção, preventiva ou corretiva?

A manutenção de ponte rolante preventiva é justamente a mais recomendada, pois deve ser feita com regularidade e agendamento, para evitar que ocorram desgastes de peças em decorrência do uso incessante.

Com a manutenção preventiva, acidentes graves podem ser impedidos, sem alterar o ritmo de trabalho da fábrica. Em muitos casos, a simples troca, a lubrificação e a limpeza de uma peça soluciona as falhas encontradas, além de potencializar o rendimento da máquina.

Em aparelhos mais antigos é provável que um técnico sugira a substituição total por novas tecnologias, e acredite, trocar o aparelho inteiro pode ser a opção mais prática, se durante a manutenção for identificado que a máquina antiga pode oferecer muitos perigos a segurança da equipe e até ocasionar paradas no setor inteiro da indústria.

Por outro lado, como dito no nome, a manutenção de ponte rolante corretiva é feita quando o equipamento de elevação já apresentou problemas e precisou ser reparado com urgência, fora do planejamento.

Esse tipo de manutenção costuma sair um pouco mais caro, visto que muitas vezes ainda será necessário identificar a raiz do problema para poder aplicar uma solução, assim deixando a linha de produção em pausa por um intervalo de tempo maior.

Se houver acidente de trabalho o dano se torna ainda maior, porém falhas humanas e mecânicas podem ocorrer de forma totalmente imprevista, por isso a importância de escolher a