Telefone MapaComo Chegar Menu

Jonfra

Laudo NR10


Laudo NR10

Saiba mais sobre a Norma Regulamentadora Nº 10

A Jonfra Automação é especialista no laudo NR10, que é essencial para regularização de instalações elétricas.

A Norma Regulamentadora Nº 10, ou simplesmente NR10, determina os requisitos mínimos para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, abrangendo todas as fases do processo de transformação de energia elétrica, além dos trabalhos de geração, transmissão e consumo da energia.

A NR10 prevê medidas de controle, de proteção coletiva e individual, que asseguram a proteção dos empregados e de qualquer outro indivíduo presente no ambiente empresarial, juntamente com segurança na construção, montagem, operação e manutenção dos equipamentos e, claro, das instalações elétricas.

Por que utilizar o laudo NR10?

O laudo NR10 tem como objetivo dispor extrema segurança a trabalhadores que realizam operações elétricas, visto que grande parte dos acidentes que ocorrem em grandes indústrias são causados por instalações com sobrecarga, instabilidade ou mal planejadas.

A falta de elaboração de um laudo pode acarretar em multas para a empresa, ou até a proibição do uso de setores irregulares. Além disso, com a ausência do laudo NR10, o estabelecimento fica vulnerável a falhas, com risco de choque elétrico em indivíduos e até incêndios ou explosões, assim como um alto consumo de energia, gerado pela má estruturação das instalações.

Como é feito o levantamento das informações registradas no laudo NR10?

É com base nos estudos realizados através do laudo NR10 que serão analisadas e implementadas as melhores opções para adequação às medidas de segurança previstas na norma, garantindo a correção das instalações elétricas que precisem e a estabilidade necessária para o bom funcionamento do conjunto maquinário.

A identificação dos métodos preventivos é realizada inicialmente através do Relatório Técnico de Inspeção (RTI), onde constam todas as informações de uma pesquisa geral das instalações elétricas. O RTI é uma das bases do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), portanto é o primeiro passo para geração do laudo NR10.

Galeria